Escleroterapia a laser: O que é e para que serve?

Uma técnica muito eficaz vem sendo adotada para o tratamento de varizes, dilatação das veias que acomete uma grande parcela da população adulta e que causa dor, inchaço, sensação de peso, queimação, entre outros tipos de desconforto, além de também representar um comprometimento estético.

Estamos nos referindo à Escleroterapia a laser, procedimento não-cirúrgico que age na veia danificada. O presente artigo tem o propósito de apresentar esta técnica, de modo que você a conheça mais detalhadamente e considere adotá-la para se livrar do problema.

Qual é a função da técnica?

Assim como ocorre na Escleroterapia química, em que é injetada uma substância esclerosante (polidocanol ou glicose hipertônica) sob a forma líquida ou de espuma, no tratamento a laser há também o bloqueio do fluxo sanguíneo. Isto feito, o sangue precisa recorrer a outras veias para seguir o seu curso, impedindo assim que haja acúmulo sanguíneo na região problemática. Como consequência disso, temos o fechamento das varizes, o que elimina todos os desconfortos decorrentes da dilatação.

Procedimento rápido e sem internação

Por se tratar de um procedimento simples, não há necessidade de internação. Ele é feito no próprio consultório sempre por um profissional especializado, o médico. Além disso, o paciente pode retomar suas atividades tão logo são finalizadas as sessões.

Há alguma restrição?

Qualquer pessoa com veias danificadas pode se submeter ao tratamento a laser. O único alerta importante de ser feito diz respeito a pessoas morenas e negras. Para elas, é mais indicada a Escleroterapia química, isto é, aquela em que, conforme dissemos lá em cima, a substância esclerosante é injetada sob a forma líquida ou de espuma, uma vez que a opção a laser pode danificar esse tipo de pele.

Fora isso, não há contraindicações. Leia aqui sobre o tratamento de injeção de espuma para o tratamento de varizes também realizado em nosso consultório.

Como você pôde ver, trata-se de uma opção mais simples e, ao mesmo tempo, tão eficaz quanto a cirurgia para resolver o problema de veias varicosas. A Escleroterapia a laser é um procedimento rápido e com resultados mais do que satisfatórios. Ficou interessado?

Quer resolver esse problema ou esclarecer mais dúvidas sobre o tratamento? Então entre em contato conosco.

2 Comments

  1. Ano passado fiz cirurgia para safena alaser.Ja apresentava congestionamento no no tornozelo na parte interna. Fiz acompanhamento pós cirúrgico. As do tornozelo continuaram e o cirurgião aconselhou me fazer seções de escleroterapia.consultei outro médico e para meu espanto o diagnóstico foi refazer a cirurgia porque não foram desconectadas o final das veias na virilha e na parte inferior da perna. E em hipótese alguma fazer a escleroterapia. Aguardo sua resposta obrigada

    1. drgabrielrenato

      Oi Vera. Existem muitos casos onde o tratamento a laser é feito assim mesmo. Preciso ver seus exames de antes e depois para saber o que aconteceu e o que pode ser feito. Marque uma consulta e não esqueça de trazer seus exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *